14/05/2021

Brigada Militar realiza projeto de georreferenciamento na zona rural de Viamão

MAIS SEGURANÇA NA REGIÃO | Brigada Militar realiza projeto de georreferenciamento na zona rural de Viamão

Uma parceria entre o 18° Batalhão de Polícia Militar, Consepro, Sindicato Rural e Prefeitura de Viamão, com apoio de empresas e entidades viamonenses, pretende ampliar a segurança na região rural de Viamão, através da atualização do georreferenciamento. Esse trabalho permite maior agilidade no atendimento de ocorrências por parte da Brigada Militar, pois a partir deste estudo é possível obter informações precisas sobre a localização dos imóveis, melhores rotas de deslocamento geradas pelo GPS, poupando o tempo de busca pelo endereço e otimizando a proteção dos moradores. O georreferenciamento é realizado, através de placa fixada em locais visíveis das residências, com número gerado para identificar cada uma das propriedades que aderirem ao projeto. Este mesmo código identificador é cadastrado pelos policiais militares em um aparelho GPS (Global Positioning System) instalado na viatura. 

COMO VOCÊ PODE PARTICIPAR | Para efetuar o cadastro da sua propriedade no sistema é preciso agendar uma visita da guarnição da Patrulha Rural, equipada com GPS para coletar dados de latitude e longitude. No dia da visita, os policiais preenchem um termo de adesão com os dados do morador e apresentam uma amostra da placa e do adesivo, onde serão informados seu código e o telefone da Sala de Operações da BM. O único custo do projeto é para a confecção da placa no valor de R$ 80,00. Não existe cobrança de mensalidade. Ligue para 51 - 999898456 ou se preferir agende a visita, através do WhatsApp pelo mesmo número com a Mila. A placa é opcional e o pagamento não é realizado aos soldados da BM no momento da visita. A contribuição é realizada, através de transferência bancária via Banrisul ao Consepro. 

SAIBA MAIS | O Projeto Rumo Certo visa padronizar a identificação dos imóveis da zona rural de Viamão, através de georreferenciamento. Atualmente, a localização geográfica das propriedades rurais do município são identificadas, através de informações imprecisas, como estradas, pontes, cursos d'água e outros pontos de referência que identifiquem o local. Com o georreferenciamento será possível identificar os limites e dimensões reais, bem como a localização exata de cada imóvel rural, a partir do levantamento topográfico do local com tecnologia de ponta. Entre as vantagens do georreferenciamento, está a aplicação da ferramenta no contexto da segurança pública, aliando-a ao combate da criminalidade no meio rural, reforçando o planejamento estratégico nas ações policiais e patrulhamento.