25/02/2022

Coopernorte Telecom agora é 100% do Grupo Coopernorte

Coopernorte Telecom agora é 100% do Grupo Coopernorte

A Coopernorte Telecom iniciou sua operação em 2020, na região de atuação da cooperativa, com o objetivo de levar comunicação com segurança e agilidade aos cooperados. Hoje, o Grupo Coopernorte assume uma nova configuração no serviço de internet e telefonia para seus quase dois mil associados ligados a rede de fibra, que corresponde 90%, e via rádio, 10%.

Para que o serviço de internet chegasse a comunidade rural, principalmente de Águas Claras e arredores, em 2020 o Grupo Coopernorte firmou parceria com um sócio com experiência técnica em telecomunicação, firmando uma sociedade, onde a parte técnica ficaria com 40% e o Grupo Coopernorte com 60%.

Hoje, podendo assumir de forma única o nome Coopernorte Telecom, o Grupo Coopernorte projeta expandir sua rede de fibra, hoje com cerca de 300 quilômetros espalhados, qualificar o serviço com novos investimentos e prevê ainda o crescimento de cerca de 100 novos associados por mês.

De acordo com o presidente do Grupo Coopernorte, Jairton Vieira, a Coopernorte Telecom precisou de um parceiro para dar início ao serviço, mas hoje, com a compra dos 40% do sócio/técnico, e com capacidade técnica de atendimento, a ideia é caminhar sozinho e qualificar ainda mais o atendimento para o associado ligado e para futuros associados da Coopernorte Telecom.

"A Coopernorte Telecom começou como uma empresa ligada ao Grupo Coopernorte, espécie de um braço da cooperativa, mas hoje ela passa a integrar a Cooperativa de Geração, ou seja, agora ela é 100% Grupo Coopernorte. Esse processo envolve muita responsabilidade e planejamento", destacou o presidente Jairton Vieira.

Para o vice-presidente Paulo Rocha, o novo modelo garante que a Coopernorte Telecom possa reverter todo valor dos planos contratados em melhorias para acesso do associado. "Com a aquisição de 100% da Coopernorte Telecom nossa ideia é conectar pessoas de forma segura e eficiente, primando por serviços inovadores e com compromisso com a responsabilidade social", disse Paulo Rocha.

Hoje, a Coopernorte Telecom está presente em várias regiões que compreendem a área de atuação da cooperativa: Águas Claras e arredores, Pimenta, Costa do Oveiro, Varzinha, Itapuã e com expansão em andamento e prevista para o Jardim Fiúza, Setor D do Assentamento Filhos de Sepé e Passo do Morrinho. O Grupo Coopernorte distribui energia elétrica de qualidade para quase 7 mil associados nas cidades de Viamão e Santo Antônio da Patrulha e o desafio futuro da Coopernorte Telecom é estar presente na casa de cada família associada.

NO SENADO - Não é de agora que as cooperativas no país querem oferecer serviços de conectividade no campo. Como alternativa a este cenário, o Projeto de Lei 8.824/2017, busca permitir que cooperativas prestem também os serviços de telecomunicações, ampliando a cobertura de internet em zonas rurais.

A proposta atende a uma demanda das cooperativas, que apontam falta de segurança jurídica para a prestação do serviço, que é uma necessidade para produtores rurais cooperados e das famílias rurais. A diferença entre uma cooperativa oferecer o serviço de telecomunicação está em não haver lucro e sim sobras que podem ser reinvestidas para a melhoria e ampliação dos produtos e serviços ofertados, o modelo é ideal para levar internet a locais onde não há interesse econômico por parte das grandes empresas.

Outro ponto importante a ser considerado é que a pandemia aumentou ainda mais a necessidade por conectividade, com destaque para os filhos de agricultores que, sem acesso à internet, se veem impedidos de assistirem as aulas à distância. Esse fator também influencia diretamente a sucessão rural, dificultando a permanência de jovens no campo.

Atualmente, as leis que regulamentam o setor só permitem que as cooperativas prestem esse serviço se criarem uma empresa do tipo limitada que elas controlem, modelo pelo qual foi criada a Coopernorte Telecom lá em 2020 e que agora torna possível que o Grupo Coopernorte, através da Cooperativa de Geração, assuma na totalidade a gestão dos serviços de internet e telefonia dos seus quase dois mil associados ligados ao setor.

A internet no campo pode oferecer um diferencial competitivo muito grande e isso resulta em eficiência econômica, produtiva e em qualidade de vida para o associado e para o produtor, porque através dessas digitalizações e com acesso a essas tecnologias é possível ter mais tempo disponível para pensar na gestão da propriedade e dos negócios.

É sobre esses benefícios e outros que o analista de infraestrutura e meio ambiente da Organização das Cooperativas Brasileiras - OCB, Marco Olívio Morato de Oliveira, acredita na importância da Telecom nas cooperativas. "É o potencial também de você fazer capacitação e extensão rural e com isso levar tecnologia e digitalização de alguns processos e automação mesmo para o pequeno produtor", avalia.

Marco Oliveira também falou sobre outras facilidades que a internet oferece para quem vive no campo. "Por exemplo, o produtor não vai precisar se deslocar para emitir uma guia de trânsito de animal, ele vai poder fazer isso pela internet, emitir uma nota fiscal eletrônica, então facilita a vida do nosso cooperado e do nosso produtor".

Para finalizar, Marco Oliveira falou que o PL 8.824/2017 teve origem dentro da OCB, por demanda das cooperativas. "A OCB é o órgão de representação das cooperativas e a gente faz esse trabalho de convencimento e de tentar melhorar leis e políticas públicas para que o cooperativismo seja reconhecido e beneficiado, e que com isso todos ganhem, a cooperativa e a comunidade que está em volta. A OCB trabalha para que o cooperativismo seja protagonista na edição de leis e normativos que beneficiem a nossa sociedade, a nossa comunidade, onde as cooperativas estão inseridas, sempre pensando no desenvolvimento sustentável do cooperativismo".