03/01/2022

A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, definiu em reunião pública ordinária da diretoria, no dia 14 de dezembro 2021, o reajuste tarifário da COOPERNORTE

A Agência Nacional de Energia Elétrica - ANEEL, definiu em reunião pública ordinária da diretoria, no dia 14 de dezembro 2021, o reajuste tarifário da Cooperativa Regional de Distribuição de Energia do Litoral Norte - Coopernorte, CEPRAG E COOPERSUL. 

As tarifas de energia elétrica dos cooperados atendidos pela Coopernorte Energia terão seu reajuste anual a partir de 22 de dezembro de 2021, de acordo com a Resolução Homologatória ANEEL Nº 2.999, de 14 de dezembro de 2021.

O efeito tarifário médio a ser percebido pelos cooperados será um aumento de 8,34%. Para os cooperados atendidos em Alta Tensão ( Grupo A ) o efeito médio a ser percebido é positivo em 10,47% e para os atendidos em Baixa Tensão ( Grupo B ) é positivo em 8,30%.

O reajuste das tarifas não é uma definição da direção da cooperativa, mas sim da agência reguladora e acontece sempre no mês de dezembro, desde que a cooperativa assinou o Contrato de Permissionária de Serviço Público Nº 12/2018, no ano de 2019. 

Sendo assim, já é o terceiro reajuste realizado pela ANEEL, que considera as variações de custos que a Coopernorte tem durante o período de referência, ou seja, os últimos 12 meses. A resolução homologatória completa pode ser localizada no site https://biblioteca.aneel.gov.br/Busca/Avancada e publicada aqui no site da Coopernorte, em Tarifas.

O presidente Jairton Vieira, juntamente com a sua diretoria, conselho e corpo técnico do Grupo Coopernorte, ressalta a certeza de um trabalho sempre em benecífio do associado, para que o impacto de reajuste seja o menor possível. Neste ponto, é importante destacar que a cooperativa deixa de repassar para a tarifa do associado o valor de R$ 459.247,08, o qual reduziu o reajuste em 2,78%.

Estes valores foram cobrados pela Supridora CEEE-D (EQUATORIAL), mas o Grupo Coopernorte não pleiteou este valor e desta forma reduziu os efeitos tarifários para os cooperados, pois é de entendimento e consciência que ainda estamos em época de pandemia da Covid-19. 

Há dois anos, a cooperativa tem o seu reajuste menor que a CEEE-D. Neste ano, os consumidores da CEEE-D sofreram um reajuste médio de 14,62%, onde o efeito médio do grupo de alta tensão “A” teve aumento médio de 13,24% e os consumidores do grupo de baixa tensão “B” teve aumento médio de 15,18%, sendo que o nosso ficou abaixo. 

O Grupo Coopernorte entende que as tarifas são mais elevadas que as da supridora, e o motivo é que as redes da cooperativa têm muitos quilômetros de extensão para atender a poucos consumidores em vista da supridora, mas sempre primamos por um atendimento de qualidade.