02/05/2018

Coopernorte participa da Assembleia Geral Ordinária do Sistema Ocergs

 

Na quinta-feira, 26/04, ocorreu a Assembleia Geral Ordinária do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (OCERGS -SESCOOP RS), na sede do Sindicato, no Parque de Exposições Assis Brasil. Na ocasião foi aprovada a prestação de contas do exercício de 2017, o plano de trabalho para 2018 e realizada a eleição da diretoria e Conselhos, que levou o presidente do sistema, Vergilio Perius, novamente ao cargo. A Coopernorte, que está ligada ao Sindicato, participou representada pelo presidente do Grupo, Jairton Vieira, que ficou como suplente do Conselho Fiscal do Sescop/RS junto de outras 68 cooperativas, que contabilizaram 368 votos, a eleição da nova diretoria e conselhos do sistema Ocergs-Sescoop ficou composta por representantes dos ramos de transporte, agropecuário, crédito, saúde, infraestrutura, trabalho e educação.

Após a leitura do edital de convocação da AGO pelo gerente jurídico do Sistema, Mário De Conto, foi apresentado o vídeo com a prestação de contas do ano anterior. O presidente agradeceu a presença de todos e falou sobre o recorde de premiações do sistema cooperativista durante o ano de 2017. “A sociedade gaúcha, a imprensa e as instituições estão reconhecendo a força das cooperativas do estado”, afirmou. Também exaltou as bolsas de estudo de 1888 acadêmicos e o programa Aprendiz Cooperativo do Campo. Destaque para as receitas da Ocergs e do Sescoop/RS, que mostraram crescimento de 6% e 8,2%, respectivamente. Perius também exaltou as políticas públicas e institucionais conquistadas pelo Sistema e as atividades junto à Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), dentre outros.

As pautas do Sindicato foram apresentadas pelo diretor técnico sindical da Ocergs, Irno Pretto, que destacou a importância das conversas sobre a Reforma Trabalhista.

O superintendente administrativo financeiro do Sistema Ocergs-Sescoop/RS, Norberto Tomasini, apresentou e definiu o Plano de Trabalho e o Orçamento de Receitas e Despesas do exercício de 2018.

Perius agradeceu a presença significativa das cooperativas na Assembleia, bem como o apoio ao seu trabalho nos últimos anos e convidou as cooperativas para continuarem acreditando no cooperativismo. “Temos muito ainda o que melhorar nos nossos processos para melhor atender às cooperativas e esperamos corresponder à confiança de vocês”, concluiu.

Após, foram apreciadas pelos presentes por unanimidade, as demais ordens do dia: fixação do valor das cédulas de presença dos integrantes da diretoria e dos conselhos, e da remuneração do diretor secretário, técnico sindical e do presidente da Ocergs; autorização do presidente da entidade a firmar convenções coletivas e/ou acordos em processos de revisão e/ou dissídios coletivos; definição de valores da contribuição assistencial para o exercício de 2019; homologação do Regimento Interno do Conselho Consultivo do Ramo Educacional e deliberação quanto à contribuição para a manutenção da estrutura confederativa de representação sindical – CNCOOP.

Por fim, o secretário do Desenvolvimento Rural, Pesca e Cooperativismo do RS, Tarcisio Minetto, recebeu uma homenagem do Sistema pelos serviços prestados em prol do cooperativismo. Na ocasião, o diretor-secretário da gestão 2014-2018, Paulo Pires, falou do orgulho de todos os cooperativistas em tê-lo como representante do setor e lembrou de sua trajetória desde quando iniciou no cooperativismo. “Agradecemos pela luta grandiosa e incansável para defender os interesses da agricultura familiar e do cooperativismo. O momento político é de muitas dificuldades, mas com tua humildade, conhecimento e dedicação, as mais diferentes esferas dos poderes recebem os pleitos do nosso sistema. Temos um orgulho muito grande de ter como secretário uma pessoa que conhece tanto nossa identidade, nossa realidade, e tem tanta lealdade. É uma das homenagens mais justas que o cooperativismo gaúcho fez a alguém”, finalizou Pires. Emocionado, Minetto agradeceu a todas as cooperativas. “Muita alegria em estar entre ilustres cooperativistas, com quem aprendi muito. Aprendi muito com meu pai também. E o meu aprendizado procuro utilizar em defesa das cooperativas. Em nome do nosso governo, quero de coração agradecer essa homenagem e continuar minha tarefa em defesa do cooperativismo”, declarou.

Entregaram a homenagem ao secretário os membros da Diretoria 2014-2018. Também marcaram presença na Assembleia a gerente geral da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB) Tânia Zanella, o deputado estadual Elton Weber e o secretário estadual da Agricultura, Pecuária e Irrigação Odacir Klein.

No período da tarde foram empossados os integrantes do conselho Administrativo e Fiscal do Sescoop/RS.

Material editado pela Coopernorte e divulgado pela Ocergs em: https://bit.ly/2r2ddgi